Intro

Nosso maior desafio era dar forma à uma marca forte, política e ativa na comunidade.

A construção da marca partiu da necessidade de mulheres engajadas de ter alguém de confiança na gestão pública, alguém que traga para perto discussões latentes na sociedade, que envolvem empoderamento feminino, empreendedorismo e direitos das mulheres.

A solução é uma marca aberta, convidativa, vibrante e forte. Uma identidade que seja sinônimo de engajamento social, de luta por igualdade, de política acessível, feminina, dinâmica e inovadora.

Um sistema gráfico que ajude a preparar o caminho da marca na comunicação, para que a cliente se posicione como autoridade na vida pública, de forma a embasar suas futuras candidaturas.

Serviços

Nós estruturamos as soluções em três entregas principais: Estruturação de Marca, Identidade Visual e Construção de um Website. 

Cliente

A Raissa é uma mulher incrível, com uma história na política e no ativismo que merece ganhar o mundo. 

O que a Raissa
achou do projeto

Nosso resultado se reflete na percepção do cliente. A Raissa deixou uma mensagem rápida sobre o projeto, sobre a nossa parceria que transbordou o briefing, e nos proporcionou muito aprendizado. Obrigado Raissa!

Referências Visuais

As referências foram colhidas com base na área de atuação da marca – pessoas e empresas que visam engajar a sociedade a diminuir as diferenças entre classes, raças e gênero.

As marcas são, em sua maioria, logotipos, ou seja, completamente baseadas em tipografia.

Poucas são as referências que se preocuparam em estruturar um sistema de identidade de marca.

Na nossa experiência a maioria das pessoas negligenciam este passo tão primordial, nos colocando já alguns passos à frente no quesito estratégia de comunicação.

Moodboard

Um logotipo com foco no nome
Trabalhar o degradê dentro da paleta de cores
Estruturar o logo com blocos, referenciando Bauhaus
Um ícone que funcione sozinho, com força e distinção
Uma paleta de cores vibrantes, fortes e vivas
Uma marca feminina, forte e moderna

O moodboard é uma espécie de mural onde vamos dispor elementos visuais que transmitem os sentimentos que queremos para a marca. São inspirações de formas, cores, motivos e elementos visuais.

Nada no moodboard é colocado lá para, necessariamente, entrar na marca final. A análise do moodboard deve ser de uma perspectiva mais abstrata, subjetiva, procurando ver se o que está lá apresentado representa o que você quer enquanto marca.

Queremos trazer a essência da marca, expressa em elementos visuais.

Conceitos iniciais

Tomando as etapas anteriores como fundação do processo de design, nós abordamos diversas possibilidades, fizemos dezenas de desenhos, testamos várias tipografias e, por fim, selecionamos duas abordagens diferentes para selecionar, dentre elas, o logotipo que será o centro da identidade visual da marca. 

Propostas

Building Blocks

Chamamos essa versão de Building Blocks pois o ícone da marca, a inicial R, é composto por blocos, partes se[aradas que, juntas, constroem algo maior.

Inspirada na estética Bauhaus, uma renomada escola de arte alemã do início do séc. XX, essa versão tem o potencial de utilização do ícone da marca sozinho, facilitando os usos em espaços pequenos.

Linha de ação definida

Após a apresentação dos conceitos, a Raissa se interessou bastante em ambas as possibilidades.

Depois de deliberar com seus familiares e amigos, a identidade escolhida para prosseguir com o desenvolvimento foi a “Building Blocks”.

Tivemos preocupações acerca da legibilidade da palavra “Rossiter” na primeira opção. A segunda é uma abordagem mais próxima da maioria das pessoas, mais relacionável, com leitura fácil, conceitos sólidos e coerentes, além de apresentar um ícone com o qual trabalharemos nos desdobramentos.

Alterações sugeridas

Definida a linha de ação, colhemos cuidadosamente o feedback da Raissa: do que ela gostou, o que poderia melhorar.

A primeira solicitação foi acerca da fonte do nome escrito. Era simples demais, sem personalidade, muito comum.

A segunda solicitação foi acerca das cores: precisamos de cores mais vivas, mais radiantes, talvez com um degradê.

Estudo de possibilidades da versão em negativo do ícone da marca

Estudo de cores e formas do ícone da marca.

Manual de uso da Marca

Por fim, estruturamos todas as informações da Marca Raissa Rossiter em um manual – um PDF de cerca de 30 páginas contendo todas as diretrizes para usar a marca. Isso permite que o cliente seja autônomo a partir de então para gerir o Branding e a comunicação da marca.