Tempo de leitura: 4 minutos

Se você ainda não terminou de assistir GoT, um aviso importante: este post contém mais spoilers do que os carros do Toreto em fast and furious.

Um dos maiores sucessos da televisão mundial, Game of Thrones chegou ao capítulo final este fim de semana. Cheia de dragões, zumbis, e lutas de espada, é fácil encontrar algo para gostar na série, que já dura 8 anos e é um dos tópicos mais comentados no mundo todo no primeiro semestre de 2019.

Além de tramas muito bem escritas, personagens bem desenvolvidos e plot twists de perder a cabeça (desculpa o trocadilho), GoT é bem mais que bruxas vermelhas e lobos gigantes: profissionais do marketing mais observadores e experientes sabem muito bem o quanto é importante entender o comportamento, muitas vezes complexo e contraditório, de seus potenciais clientes para desenvolver estratégias que dão certo. Será que a gente consegue extrair algumas dicas de marketing das crônicas de gelo e fogo?

Casa Stark: Winter is coming

Uma das casas mais antigas de Westeros, a Casa Stark é detentora de muito conhecimento acumulado através dos anos.

Vai uma News aí?

Assine nossa Newsletter e receba conteúdos originais e relevantes sobre Marketing Digital e empreendedorismo.

Suas palavras servem como um lembrete: Tempos difíceis eventualmente virão – Winter is coming. Somente os que estiverem preparados sobreviverão.

Quais lições podemos aprender com os Stark?

  • Planeje a longo prazo – criar um plano de conteúdo regular e estruturado é bem melhor do que postar meia dúzia de coisas no insta e um post por blog a cada dois meses – no marketing, coerência e consistência são extremamente importantes.
  • Construa alianças – as vezes pode ser difícil ter conteúdo de qualidade com muito tempo de antecedência. É aí que seus aliados entram em ação! curadoria de conteúdo de terceiros (que seja relevante para a sua audiência) e posts de convidados, por exemplo, podem trazer um olhar diferenciado para os seus perfis e servirão de conteúdo para quando você não puder produzir.

Casa Lannister – Hear me roar

Lembra dessa? Rear me roar é o lema oficial da Casa dos Lannister – “ouça o meu rugido”. É uma referência ao leão dourado de seu escudo, mas a casa é mais conhecida pelas palavras “Um Lannister sempre paga suas dívidas”. 

Os Lannister são extremamente ricos – uma das mais casas mais ricas de Westeros, e é exatamente daí que vem o seu poder. Contudo é possível perceber que essa riqueza não é mais tão abundante na última temporada da série: empréstimos do Banco de Ferro foram feitos pela então rainha Cersei. O empréstimo coloca a casa em cheque – afinal eles sempre pagam as suas dívidas, certo?

Quais lições podemos aprender com os Lannister?

  • Seja ouvido e respeitado – “Rear me roar” Embora o desfecho dos tiranos da casa Lannister não tenha sido lá essas coisas, é importante ser ouvido, sempre. Se você é a melhor padaria da região, isso não adianta nada se seus potenciais clientes não sabem disso, não é? Foque parte dos seus esforços em se tornar referência e autoridade no seu segmento.
  • Tenha sempre um orçamento, e siga-o à risca – Meça os resultados das suas estratégias a não perca tempo e dinheiro em frontes que não estão dando retorno. Saber quanto vai investir é o primeiro passo para qualquer estratégia de marketing digital.

Casa Targaryen – Fire and Blood

Independente do desfecho da Dany, é impossível negar: se tem um personagem com força de vontade e visão de futuro, é ela. Uma das últimas da dinastia Targaryen, Daenerys é exemplo de perseverança e planejamento.

Meu nome é Daenerys Nascida da tormenta de sangue da velha Valíria, e eu vou tomar de volta o que e meu. Com fogo e sangue.

Daenerys Targaryen

Para conquistar seu objetivo, ela construiu um time experiente. Primeiramente um círculo próximo de conselheiros sábios, depois guerreiros com lealdade e experiência em batalhas. finalmente ela conquista seus seguidores sem esquecer dos seus aliados mais importantes: os dragões.

Basicamente ela construiu um time perfeito para reclamar o trono de ferro. (vamos deixar a loucura da Dany de lado, só para fins educativos, ok?)

O que aprendemos com os Targaryen?

  • Estabeleça seus objetivos – Onde você quer chegar? qual é a sua audiência e qual é o seu orçamento para converte-la em clientes?
  • Fale com a sua audiência – Responda comentários (positivos e negativos), promova o engajamento online das comunidades ao redor do seu produto/serviço e crie um grupo de admiradores e seguidores.
  • Aprenda a pilotar dragões – Mídias Sociais, Blog e Identidade de Marca são seus três dragões. Eles podem ser bem difíceis de controlar às vezes, mas com práticas você vai conseguir.

Em resumo

 

Casa Stark: Esteja preparado

Casa Lannister: Atenha-se ao seu orçamento

Casa Targaryen: Alcance seus objetivos com um time forte e experiente, com uma poderosa comunidade de seguidores.

Juan Víncenth de Alcantara

Author Juan Víncenth de Alcantara

More posts by Juan Víncenth de Alcantara